Relatório de Atendimentos da Clínica Escola - 2022
- ObSa IFRJ
- Jun 7, 2023
- 2 min read
Responsável técnica pela clínica de Fisioterapia:
Prof. Beatriz Cantanhede
Responsável técnica pela clínica de Terapia Ocupacional:
Prof. Márcia Assis
Secretária responsável pelo relatório:
Nívia Cavalcanti
Atendimentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Clínica Escola do IFRJ – Campus Realengo em 2022
A Clínica Escola de Fisioterapia do IFRJ atende população de todas as faixas etárias, gêneros e condições clínicas. Os atendimentos são realizados por alunos dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional orientados e supervisionados por docentes fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.
Durante o ano de 2022, com o retorno das atividades em período pós-pandêmico, tivemos diversos desafios e eles estão sendo superados gradualmente afim de prestar um serviço qualificado para a comunidade local e para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes estagiários. Na Fisioterapia foram realizados um total de 5.259 atendimentos, de 466 usuários regulares do serviço. Desses atendimentos, 68% foram para resolução de demandas musculoesqueléticas e gerontológicas, seguido das demandas das crianças e adolescentes (15,5%) e neurofuncional (9%). Além desses atendimentos, há uma demanda importante em atendimentos de mulheres e demandas dermatológicas. Na Terapia Ocupacional, 72 usuários fizeram acompanhamento regular e foram ofertados 768 atendimentos, entre os quais destacam: 27,8% de intervenção em tecnologia assistiva, incluindo cadeira de rodas, andador, comunicação alternativa e adaptações; 19,4% para reabilitação cognitiva e 18,1% para estimulação cognitiva em idosos. Além disso, destaca-se o expressivo atendimento de mulheres em tratamento do câncer de mama, desenvolvimento infantil e pessoas vítimas de queimaduras e reabilitação no pós-operatório imediato de mão.
Importante enfatizar que, embora não seja exclusivo da região de Realengo, os atendimentos foram majoritariamente para pessoas da zona oeste do município (91,6% dos atendimentos). A maior prevalência de uso foi entre as mulheres (68,8%) e de adultos (43,6%) seguido dos idosos (36,7%). Esses resultados reforçam o compromisso da Clínica Escola do IFRJ – Campus Realengo em oferecer a comunidade atendimentos gratuitos e de qualidade, mas sobretudo implicada na formação profissional contextualizada, crítica, reflexiva, ética e humanística, fundamentada na prática baseada em evidências.


Comments